Terça, 28 de Setembro de 2021 07:26
(86) 99911-8355
Geral CORONAVÍRUS

Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta inclui caminhada ao ar livre no tratamento da Covid-19

O processo inicia com a fisioterapia no leito e exercícios simples.

10/05/2021 10h27
Por: Redacao Fonte: G1
Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta inclui caminhada ao ar livre no tratamento da Covid-19

Pacientes internados para tratamento de Covid-19 no Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta, em Pedro II, no Norte do Piauí, têm uma nova aliada no enfrentamento da doença: a caminhada ao ar livre com técnicas respiratórias, que auxilia no tratamento, diminui a ansiedade e reduz sequelas nos pacientes.

O processo inicia com a fisioterapia no leito e exercícios simples. Com uma evolução gradativa o paciente vai para o próximo passo, que é a caminhada ao ar livre nas dependências do hospital, mantendo os cuidados necessários. Nesta fase do tratamento, o paciente já não oferece risco de contaminar outras pessoas com a Covid-19.

Ao todo, o setor Covid do hospital possui 15 leitos clínicos destinados ao tratamento da doença e já atendeu mais de mil pacientes desde o início da pandemia. Apenas há dois meses, o hospital incluiu fisioterapeutas no quadro de funcionários.

Um dos primeiros profissionais contratados para atuar nesta função foi o fisioterapeuta Marco Antonio de Oliveira Silva, que acompanha os pacientes nas caminhadas e consciência respiratória ao ar livre.

"O tratamento não se resume apenas em caminhar, mas há várias técnicas de re-expansão pulmonar, conscientização respiratória e técnicas que melhoram a respiração", disse o profissional.

De acordo com o fisioterapeuta, a caminhada é uma atividade física simples que pode ser realizada por qualquer pessoa e tem poder fisiológico para melhorar o bombeamento de sangue rico em oxigênio.

"A atividade também possui diversos benefícios para a saúde, como a melhora do sistema cardiovascular, diminuição dos sintomas de estresse e ansiedade e evita perda da massa muscular por desuso. O paciente se sente mais revigorado, se sente melhor", afirmou o fisioterapeuta.

O profissional também destaca que para que o paciente realize essa e outras demais atividades, mesmo que simples, é necessário que o fisioterapeuta avalie a condição clínica e analise quais os benefícios e os riscos de cada atividade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.