Banner super
Inovação

Primeira Audiência através de Videoconferência

Vara Única de Pedro II realiza primeira audiência

04/03/2020 12h22Atualizado há 4 semanas
Por: Redacao
112

Um juiz senta-se de frente para um acusado para ouvir seu depoimento. Estão presentes seus advogados de defesa, escrivão, promotores e outros interessados na audiência. Uma cena comum no dia a dia a judiciário, certo? A única diferença é que mais de 3 mil km distanciam o juiz e o réu. Um está em Santa Catarina, outro em um Presídio Federal no Rio Grande do Norte. Mas, por meio da tecnologia de videoconferência, esta distância torna-se inexistente. E as audiências com acusados e testemunhas de inúmeras localidades podem ocorrer no mesmo dia sem a necessidade de uso de escolta, viagens ou gastos.

Vários Tribunais já dispõem da tecnologia para realização das audiências através de videoconferência. O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí vem realizado desde o ano passado em suas unidades espalhadas em todo o estado as audiências e julgamentos através do novo e importante sistema, o qual visa diminuir os gastos, agilizar os procedimentos e dá maior segurança as partes.

Hoje, 04 de março de 2020, a VARA ÚNICA DA COMARCA DE PEDRO II, realizou as primeiras audiências através do novo sistema, onde, testemunhas de processos criminais, foram ouvidas estando na cidade de Teresina, sem precisarem se deslocar até Pedro II.

Participaram da primeira audiência através de videoconferência, o Juiz de Direito Dr. Kildary Lourchad, a Promotora de Justiça Dra. Karla, a advogada de defesa Dra. Isabel Coelho, e o escrivão Izaque. Prestigiaram o evento o Dr. Mauro Benício Jr., presidente da subcomissão de relacionamento com o judiciário da OAB-PI, subeseção de Piripiri, Bel. Mauro Benício Neto, e várias estudantes de direito.