Quinta, 19 de Maio de 2022
29°

Alguma nebulosidade

Teresina - PI

Geral Empreendedorismo

Piauí Conectado estimula empreendedorismo feminino no Mimbó

Através do projeto Mimbó Conectado, a concessionária está levando uma plataforma on-line para comercializar os produtos artesanais do quilombo, além de capacitações em empreendedorismo na comunidade.

28/04/2022 às 20h06
Por: Redacao Fonte: PPP Piauí
Compartilhe:
PPP Piauí
PPP Piauí

Através do projeto Mimbó Conectado, a concessionária está levando uma plataforma on-line para comercializar os produtos artesanais do quilombo, além de capacitações em empreendedorismo na comunidade.

A internet de fibra óptica da Piauí Conectado tem impactado diretamente os mais de 600 moradores do quilombo Mimbó em diversas áreas como educação, cidadania, qualificação, lazer e fomento ao empreendedorismo. A concessionária está montando uma vitrine virtual com o objetivo de vender o que é produzido na comunidade, com a criação site de vendas e realização de sessão de fotos profissionais para expor os produtos. O lançamento da plataforma digital deve acontecer até a próxima semana. A Piauí Conectado está oferecendo ainda assessoria jurídica para consolidação das vendas on-line da marca Mimbó.

A vitrine virtual será essencial para a divulgação do que for produzido no Mimbó a partir do curso de reaproveitamento de retalhos, ministrado pela artista plástica Kalina Rameiro. O intuito do projeto é de dar estímulo às mulheres da comunidade quilombola para produção sustentável e aperfeiçoamento do trabalho de criação artesanal que já realizam, além de orientação de como divulgar e vender pela internet.

Para a líder comunitária Idelzuita Paixão, os tablets e os pontos de internet fornecidos através do Mimbó Conectado trazem mais qualidade na educação, além de geração de empregos e renda com a vitrine virtual. "Todos serão capacitados para saberem quais os produtos são mais vendáveis e como calcular valores, além de serem estimulados a produzir mais. A nossa expectativa é alta e o Mimbó passará a ser conhecido mundialmente, é um projeto que muda a realidade da comunidade”, diz.

A Piauí Conectado está levando ainda cursos para mulheres e crianças do Mimbó através de uma parceria com a Junior Achievemente (JA) Piauí, organização pioneira em programas de empreendedorismo para crianças e jovens da América Latina. A JA qualifica o público por meio de programas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho. "Já fizemos algumas reuniões virtuais e vamos iniciar uma turma com 30 mulheres para desenvolver a questão do empreendedorismo, liderança e empoderamento feminino na comunidade", explica Charlene Queiroz, coordenadora de projetos sociais da concessionária.

A internet de qualidade também tem sido importante para as ações sociais dentro da própria comunidade. Em abril foram realizadas oficinas de Direção - A construção do personagem em Séries de TV e Introdução à Fotografia, com os palestrantes Alexandre Mello e Chico Rasta. O objetivo foi desenvolver as habilidades de criação, direção e atuação em obras audiovisuais, além de explorar a transição da fotografia para cinematografia (fotografia no Cinema e Audiovisual). O trabalho foi feito com crianças, jovens e adultos da comunidade que já têm um sonho de atuar nessas áreas e despertar o interesse pelas artes nos demais públicos. Além das oficinas, também foram retomadas as atividades do Cineminha no Quilombo, com exibição de filmes para a comunidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.