Quinta, 20 de Janeiro de 2022 14:57
000000
Geral Vacinação

Vacinação das crianças de 5 a 11 anos começa neste sábado no Piauí

Secretário informou que Piauí vai receber as doses de vacina para crianças nesta sexta-feira, 14.

13/01/2022 17h03
Por: Redacao Fonte: meionorte.com
Florentino Neto
Florentino Neto

O Piauí vai receber nesta sexta-feira, 14, as primeiras doses de vacina para imunização das crianças de 5 a 11 anos. O secretário de Saúde do Estado, Florentino Neto, disse que 20.200 doses da Pfizer, vão ser distribuídas imediatamente a todas as regionais de Saúde e a previsão é que a imunização desse público comece já neste sábado, dia 15.

“Entre 12h a 24 horas, as vacinas estarão em todas as regionais de saúde para serem entregues aos municípios”, disse, enfatizando que essa é uma determinação do governador Wellington Dias, ter vacina e distribuição imediata.

Secretário de Saúde falou sobre como será a vacinação das crianças no Piauí - Foto: Reprodução

Secretário de Saúde falou sobre como será a vacinação das crianças no Piauí - Foto: Reprodução

O secretário diz que o Programa Nacional de Imunização vai determinar as prioridades para vacinar as crianças. Terminada a etapa das prioridades, todo público será alcançado. “Temos no Piauí 330 mil crianças, temos que atuar conforme os protocolos, o Plano Nacional de Imunização diz que a prioridade são as crianças de 5 a 11 anos com comorbidade, crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente, crianças de 5 a 11 anos quilombolas e crianças de 5 a 11 anos indígenas. Terminada a etapa de vacinação dessas prioridades nós vamos a todo o público de 5 a 11 anos", explica. 

“Somos o segundo em vacinação do Brasil e o primeiro do Nordeste, graças ao empenho da equipe e ao empenho individual do governador liderando o Fórum de Governadores do Brasil”, disse em entrevista à Rádio TV Jornal.

Florentino diz que o Piauí tem quase 80% da população vacinada e com a imunização das crianças, rapidamente vai chegar a perto de 100%. 

“Temos hoje no Estado essa variante que preocupa e ainda as síndromes gripais com número elevado de casos. Estamos acompanhando a ocupação de leitos, garantindo a atenção e assistência. Mas duas coisas são fundamentais, a vacina e a prevenção com as medidas protocolares”, diz.

Nova maternidade deve ser entregue em março

Florentino anunciou ainda a previsão de entrega do Centro Materno Infantil, que é a maior obra em saúde feita no Piauí dos últimos 50 anos. É uma obra que tem recebido apoio de deputados com emendas parlamentares e do Governo do Estado.

Segundo o secretário, era difícil imaginar uma obra dessa envergadura no Piauí. “Estamos trabalhando e fazendo o possível para entregar esse equipamento de saúde ao Estado. Há vários parlamentares que estão garantindo recurso para aquisição de equipamentos da nova maternidade, que segue dentro do cronograma de obra”, diz, enfatizando que esta nova maternidade deve ser considerada o maior centro obstetra do Nordeste.

Retorno de aulas presenciais

Na entrevista o secretário Florentino Neto falou sobre o retorno das aulas presenciais e disse que o público acima de 12 anos tem vacinação garantida. “Vamos começar a imunizar as crianças de 5 a 11 anos, portanto, o período letivo pode voltar presencialmente, como determina o COE, observando todos os protocolos na sala de aula, com horários diferentes para entrada e saída das escolas, exigência de carteira e uso permanente da máscara na sala de aula”, diz o secretário, declarando que estão sendo ouvidos o sindicato de donos de escola, gestores da Seduc, reitores de universidades, sindicato dos professores e trabalhadores em educação. Vamos tomar uma decisão acertada com todos”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.